Banco de dissertações nacional do Prof-Filo
http://www.humanas.ufpr.br/portal/prof-filo/dissertacoes-defendidas/
Dissertações Defendidas no núcleo UFABC
| Autor | Linha de Pesquisa | Turma | Título | Orientador |
|---|---|---|---|---|
| Adriana Gonçalves de Freitas | Práticas de Ensino de Filosofia | 2ª T (2018-2020) | PODE UMA CONTADORA DE HISTÓRIAS SER PROFESSORA DE FILOSOFIA? | Prof. Dr. Paulo Tadeu da Silva |
| Adriana Gonçalves de Freitas | Práticas de Ensino de Filosofia | 2ª T (2018-2020) | PODE UMA CONTADORA DE HISTÓRIAS SER PROFESSORA DE FILOSOFIA? | Prof. Dr. Paulo Tadeu da Silva |
| Alexandre Queibre Baltazar | 4ª T (2020-2022) | O USO E PERCEPÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO: REFLEXÕES E PROBLEMATIZAÇÕES | Prof. Dr. Paulo Tadeu da Silva | |
| Arlison Frank Lisboa Alves | Práticas de Ensino de Filosofia | 1ª T (2017-2019) | CADERNOS DE NOTAS E ENSINO DE FILOSOFIA: A ESCRITA DA EXPERIÊNCIA COMO RESISTÊNCIA ÀS DINÂMICAS POLÍTICO-EDUCACIONAIS NEOLIBERAIS BRASILEIRAS | Profa. Dra. Marinê de Souza Pereira |
| Arlison Frank Lisboa Alves | Práticas de Ensino de Filosofia | 1ª T (2017-2019) | CADERNOS DE NOTAS E ENSINO DE FILOSOFIA: A ESCRITA DA EXPERIÊNCIA COMO RESISTÊNCIA ÀS DINÂMICAS POLÍTICO-EDUCACIONAIS NEOLIBERAIS BRASILEIRAS | Profa. Dra. Marinê de Souza Pereira |
| Cristiane de Lima Quadros | Práticas de Ensino de Filosofia | 1ª T (2017-2019) | O FILOSOFAR NAS AULAS DE BIOÉTICA: PROPOSTA DIDÁTICA PARA A ABORDAGEM DA MEDICALIZAÇÃO DA VIDA E DO SOFRIMENTO ANIMAL | Prof. Dr. Paulo Tadeu da Silva |
| Cristiane de Lima Quadros | Práticas de Ensino de Filosofia | 1ª T (2017-2019) | O FILOSOFAR NAS AULAS DE BIOÉTICA: PROPOSTA DIDÁTICA PARA A ABORDAGEM DA MEDICALIZAÇÃO DA VIDA E DO SOFRIMENTO ANIMAL | Prof. Dr. Paulo Tadeu da Silva |
| Cristiano Mignanelli dos Santos | Práticas de Ensino de Filosofia | 2ª T (2018-2020) | PARA UMA EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA: CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO COMO ALTERNATIVA À BARBÁRIE | Prof. Dr. Silvio Ricardo Gomes Carneiro |
| Cristiano Mignanelli dos Santos | Práticas de Ensino de Filosofia | 2ª T (2018-2020) | PARA UMA EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA: CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO COMO ALTERNATIVA À BARBÁRIE | Prof. Dr. Silvio Ricardo Gomes Carneiro |
| Danilo Gonçalves Sales | 3ª T (2019-2021) | A LEITURA DO MUNDO E A LEITURA DA PALAVRA: A FILOSOFIA NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DE PAULO FREIRE | Prof. Dr. Fabiano Ramos Torres | |
| Fabiano Bitencourt Monge | Práticas de Ensino de Filosofia | 2ª T (2018-2020) | POR UM ENSINO MENOR DE FILOSOFIA: CONTRA O MODELO HEGEMÔNICO DA ORIGINALIDADE GREGA | Prof. Dr. André Luis La Salvia |
| Fabiano Bitencourt Monge | Práticas de Ensino de Filosofia | 2ª T (2018-2020) | POR UM ENSINO MENOR DE FILOSOFIA: CONTRA O MODELO HEGEMÔNICO DA ORIGINALIDADE GREGA | Prof. Dr. André Luis La Salvia |
| Fabrício Ramos Rodrigues | Práticas de Ensino de Filosofia | 1ª T (2017-2019) | FILOSOFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: PRÁTICAS ARGUMENTATIVAS E CIVILIDADE | Profa. Dra. Patrícia Del Nero Velasco |
| Fabrício Ramos Rodrigues | Práticas de Ensino de Filosofia | 1ª T (2017-2019) | FILOSOFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: PRÁTICAS ARGUMENTATIVAS E CIVILIDADE | Profa. Dra. Patrícia Del Nero Velasco |
| Felipe Barreto Santana | 3ª T (2019-2021) | ENSINO DE FILOSOFIA E EXPERIÊNCIA: AULAS FILOSÓFICAS E A POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO DE UM “SABER DA EXPERIÊNCIA” | Profa. Dra. Marine de Souza Pereira | |
| Felipe Corazza Teixeira Pinto | 3ª T (2019-2021) | A AULA EXPERIÊNCIA: UM ABECEDÁRIO DURANTE UM FAZER FILOSÓFICO | Profa. Dra. Marília Mello Pisani | |
| Fulvio de Moraes Gomes | Filosofia e Ensino | 2ª T (2018-2020) | O QUE PODE O CINEMA NO ENSINO DE FILOSOFIA? | Profa. Dra. Patrícia Del Nero Velasco |
| Fulvio de Moraes Gomes | Filosofia e Ensino | 2ª T (2018-2020) | O QUE PODE O CINEMA NO ENSINO DE FILOSOFIA? | Profa. Dra. Patrícia Del Nero Velasco |
| Geano Rossi Mendonça de Lucena | 4ª T (2020-2022) | A FILOSOFIA E A QUARTA PAREDE: A AVALIAÇÃO NA BERLINDA | Profa. Dra. Fernanda Carlos Borges | |
| Gilvan Albuquerque Lima | Filosofia e Ensino | 1ª T (2017-2019) | A LEITURA FILOSÓFICA NO ENSINO MÉDIO E SEU DESDOBRAMENTO FORMATIVO | Prof. Dr. André Luis La Salvia |
| Gilvan Albuquerque Lima | Filosofia e Ensino | 1ª T (2017-2019) | A LEITURA FILOSÓFICA NO ENSINO MÉDIO E SEU DESDOBRAMENTO FORMATIVO | Prof. Dr. André Luis La Salvia |
| Jailson Moreira dos Santos | 3ª T (2019-2021) | LABORATÓRIO DE PENSAMENTO E ENSINO DE FILOSOFIA: A ESCRITA E O DIÁLOGO COMO EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA NO INTERIOR DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA PERIFERIA | Prof. Dr. Silvio Ricardo Gomes Carneiro | |
| Jeferson Albuquerque Spindola | Práticas de Ensino de Filosofia | 2ª T (2018-2020) | LEITURA FILOSÓFICA E LEITURA LITERÁRIA NAS AULAS DE FILOSOFIA | Prof. Dr. Luiz Antonio Alves Eva |
| Jeferson Albuquerque Spindola | Práticas de Ensino de Filosofia | 2ª T (2018-2020) | LEITURA FILOSÓFICA E LEITURA LITERÁRIA NAS AULAS DE FILOSOFIA | Prof. Dr. Luiz Antonio Alves Eva |
| Joilson Luiz de Oliveira | Práticas de Ensino de Filosofia | 3ª T (2019-2021) | FILOSOFIA E POESIA: TRAMAS TECIDAS NA EXPERIÊNCIA DOCENTE | Profa. Dra. Marine de Souza Pereira |
| Joilson Luiz de Oliveira | Práticas de Ensino de Filosofia | 3ª T (2019-2021) | FILOSOFIA E POESIA: TRAMAS TECIDAS NA EXPERIÊNCIA DOCENTE | Profa. Dra. Marine de Souza Pereira |
| Juliano Marcel Cardoso de Moraes Souza | 4ª T (2020-2022) | O ENSINO DE FALÁCIAS NÃO FORMAIS NO ENFRENTAMENTO DE FAKE NEWS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FILOSOFIA | Profa. Dra. Patrícia Del Nero Velasco | |
| Marcos Machado | Filosofia e Ensino | 1ª T (2017-2019) | NIETZSCHE, O JÚRI E O ENSINO MÉDIO: DESNATURALIZANDO RESSENTIMENTO, VINGANÇA E JUSTIÇA | Prof. Dr. Luiz Fernando Barrére Martins |
| Marcos Machado | Filosofia e Ensino | 1ª T (2017-2019) | NIETZSCHE, O JÚRI E O ENSINO MÉDIO: DESNATURALIZANDO RESSENTIMENTO, VINGANÇA E JUSTIÇA | Prof. Dr. Luiz Fernando Barrére Martins |
| Maria Aparecida Souza Oliveira | Práticas de Ensino de Filosofia | 2ª T (2018-2020) | A EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA E O CINEMA: UM ENSINO DE FILOSOFIA A PARTIR DA ESTÉTICA E DA LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA NA OBRA DE ALFRED HITCHCOCK | Prof. Dr. Alexander de Freitas |
| Maria Aparecida Souza Oliveira | Práticas de Ensino de Filosofia | 2ª T (2018-2020) | A EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA E O CINEMA: UM ENSINO DE FILOSOFIA A PARTIR DA ESTÉTICA E DA LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA NA OBRA DE ALFRED HITCHCOCK | Prof. Dr. Alexander de Freitas |
| Nathalia de Oliveira | Práticas de Ensino de Filosofia | 3ª T (2019-2021) | CORPOS INJURIADOS NA ESCOLA: PROBLEMATIZAÇÕES PARA O ENSINO DE FILOSOFIA | Prof. Dr. Alexander de Freitas |
| Nathalia de Oliveira | Práticas de Ensino de Filosofia | 3ª T (2019-2021) | CORPOS INJURIADOS NA ESCOLA: PROBLEMATIZAÇÕES PARA O ENSINO DE FILOSOFIA | Prof. Dr. Alexander de Freitas |
| Paulo Cesar Bento Santos | 3ª T (2019-2021) | O SAGRADO E A MORTE EM TEMPOS DE PANDEMIA, UM ESTUDO FILOSÓFICO PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO | Profa. Dra. Fernanda Carlos Borges | |
| Paulo Rogério Sampaio Fernades | 3ª T (2019-2021) | A QUESTÃO LGBTQIA+ NO ENSINO DE FILOSOFIA DO ENSINO MÉDIO: EXPERIMENTAÇÃO E PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO (SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS) | Prof. Dr. Samon Noyama | |
| Priscila Martins Ferreira Silva | Práticas de Ensino de Filosofia | 2ª T (2018-2020) | FILOSOFIA EM ATO: POÉTICAS DA EXPERIÊNCIA ESCOLAR (POR UMA PROFESSORA-CORINGA ENTRE QUATRO PAREDES DA SALA DE AULA) | Profa. Dra. Marine de Souza Pereira |
| Priscila Martins Ferreira Silva | Práticas de Ensino de Filosofia | 2ª T (2018-2020) | FILOSOFIA EM ATO: POÉTICAS DA EXPERIÊNCIA ESCOLAR (POR UMA PROFESSORA-CORINGA ENTRE QUATRO PAREDES DA SALA DE AULA) | Profa. Dra. Marine de Souza Pereira |
| Rafael Rebouças Brandão | Filosofia e Ensino | 2ª T (2018-2020) | O ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DO PENSAMENTO GRAMSCIANO | Prof. Dr. Silvio Ricardo Gomes Carneiro |
| Rafael Rebouças Brandão | Filosofia e Ensino | 2ª T (2018-2020) | O ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DO PENSAMENTO GRAMSCIANO | Prof. Dr. Silvio Ricardo Gomes Carneiro |
| Raul de Jesus Nascimento Xavier | 3ª T (2019-2021) | AULA-ACONTECIMENTO: O ENSINO DE FILOSOFIA NO CONTEXTO ESCOLAR DE VIOLÊNCIA E PRECONCEITO | Prof. Dr. Carlos Eduardo Ribeiro | |
| Renata Gomes Esteves | Práticas de Ensino de Filosofia | 1ª T (2017-2019) | ENSINO DE FILOSOFIA E DIREITOS HUMANOS: UMA ABORDAGEM ÉTICA E ESTÉTICA ACERCA DO CONCEITO DE VIOLÊNCIA | Profa. Dra. Marília Mello Pisani |
| Renata Gomes Esteves | Práticas de Ensino de Filosofia | 1ª T (2017-2019) | ENSINO DE FILOSOFIA E DIREITOS HUMANOS: UMA ABORDAGEM ÉTICA E ESTÉTICA ACERCA DO CONCEITO DE VIOLÊNCIA | Profa. Dra. Marília Mello Pisani |
